Quantcast
Channel: CASA DO GALO - O animal da publicidade. » viral
Viewing all articles
Browse latest Browse all 5

Aproveitando as oportunidades

$
0
0

oportunidades publicidade thumb Aproveitando as oportunidades

Tenho minhas dúvidas se aproveitamos as oportunidades no mundo da publicidade. E essas dúvidas são baseadas em dois grandes motivos, o primeiro é cultural e o segundo, burocrático.

Para explicar o meu ponto de vista, vou voltar a twittosfera. A cada semana acontecem pelo menos dois casos relevantes no mundo de 140 caracteres e as empresas deixam passar esses casos sem aproveitar as oportunidades. Vamos aos exemplos.

Teve um dia que o tema da vez eram os #ZéMayerFacts, referente ao nosso pegador de Helenas favorito. Milhares de pessoas falando, criando e comentando sobre o mesmo assunto. O nicho estava pronto. E onde estavam as empresas de preservativos? Onde estava a Pfizer? Onde estavam os hotéis e motéis?

Outro dia o Boteco São Bento, típico bar da boemia paulistana, foi o buzz da semana devido um blog que fez uma resenha de 6 linhas (ou menos), que criticou o mal atendimento do bar. A galera caiu matando, boicotando-o. E onde estavam os outros bares? Onde estavam as marcas de bebidas alcoólicas? As empresas de petiscos de micro-ondas?

Esses são exemplos rápidos e até bem pequenos, mas eram (e ainda são) oportunidades não aproveitadas.

E por que nas oportunidades não foram aproveitadas? Acredito que um pouco ainda seja cultural, como falei antes. Jogar uma ação no meio de um buzz que irá durar dois ou três dias no máximo não é uma coisa muito comum. E o segundo motivo, que em minha opinião é o mais critico, é a burocracia.

O tempo de uma ideia sair da cabeça e ser aplicada sempre é longo. Em algumas empresas, esse tempo pode levar semanas ou meses, mas quando pensamos em internet, a unidade de medida é segundos. O processo de planejamento, criação e aprovação é longo, cansativo e burocrático, com isso, muitas empresas perdem as oportunidades de colocar sua marca em um buzz do momento e atingir um nicho pronto para o consumo.

Essa ação não precisa ser mega elaborada ou cheia de recursos, é uma tática de guerrilha. Nasce, aproveita o momento e some.

Tudo está ficando mais rápido, por isso, agências, aguardem as mudanças. A primeira será no fim da burocratização e a segunda nos prazos. Quem chegar primeiro no buzz, ganha. Quando começarmos a ver campanhas ou apenas spots que apareceram depois de 3 horas após um briefing, a propaganda começará caminhar no mesmo ritmo da internet.

Aproveitando as oportunidades publicado originalmente na CASA DO GALO - O animal da publicidade.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 5

Latest Images

Trending Articles



Latest Images